Fornecer textos, materiais de estudo e investigação científica e didáctica nas áreas da História, Antropologia, Sociologia e Arte para o conhecimento do Passado e do Presente do actual município de Cinfães (constituído em 1855). Perante a má qualidade da informação veiculada pelas monografias locais e regionais, e pela propaganda turística oficial, propomos utilizar a internet como espaço de divulgação e discussão de assuntos estritamente dedicados à educação histórica e social como forma de sensibilizar jovens e adultos para a importância da História e do Património enquanto impulsionadores de desenvolvimento e garantes de progresso.
Cinfães representada na 1.ª revista dos bens culturais da Igreja em Portugal
Com o artigo: RESENDE, Nuno – “O discurso do tempo: para uma releitura das Memórias Paroquiais de 1758. Invenire, Lisboa: SNBCI, n.º 1 (2010) 14-17.
“Única publicação nacional que se dedica a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, aposta na difusão de projectos de salvaguarda e intervenções de valorização, mas também na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação actuais e obras pouco conhecidas do público em geral. É essa a sua especificidade. A articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.” Esta publicação é de excelente qualidade gráfica e de conteúdos diversificados. Será, com certeza, uma mais valia para o estudo, reconhecimento e salvaguarda do património em Portugal. Pode ser adquirida, aqui.