Fornecer textos, materiais de estudo e investigação científica e didáctica nas áreas da História, Antropologia, Sociologia e Arte para o conhecimento do Passado e do Presente do actual município de Cinfães (constituído em 1855). Perante a má qualidade da informação veiculada pelas monografias locais e regionais, e pela propaganda turística oficial, propomos utilizar a internet como espaço de divulgação e discussão de assuntos estritamente dedicados à educação histórica e social como forma de sensibilizar jovens e adultos para a importância da História e do Património enquanto impulsionadores de desenvolvimento e garantes de progresso.
António Jorge de Figueiredo (Meridãos, f. Tendais 1873 – Valverde, f. Tendais, 1937) Bacharel em direito, escritor e pensador
António Jorge de Figueiredo nasceu a 8 de Outubro de 1873, no lugar de Meridãos da freguesia de Tendais. Filho de Manuel da Silva de Figueiredo e de sua mulher Augusta de Jesus Jorge de Resende (ou Gouveia), António descendia, por parte do pai e da mãe, das principais famílias de proprietários de Tendais: os Jorges, naturais do Outeiro de Meridãos e os Mendes de Vasconcelos, de Mourelos (1). Fruto de um casamento consanguíneo, prática comum numa freguesia geográfica e socialmente fechada, o pequeno António foi criado num universo de onde dificilmente se distanciaria: misto de oficiais do extinto município de Tendais e proprietários que frequentemente exerciam, sem menosprezo pelo seu estatuto, o trabalho braçal da lavoura. O desafogo financeiro e a condição dos seus pares permitiram-lhe obter uma educação apenas acessível a alguns, facto o que lhe permitiu seguir estudos superiores, findos os preparatórios (2) .