As eleições em Cinfães no ano de 1870

Em clima de eleições autárquicas não podiamos deixar passar um interessante e raro testemunho sobre a condução do processo eleitoral municipalista, em Cinfães, no século XIX. Trata-se de um excerto epistolográfico extraído do espólio documental da casa do Revogato, em Oliveira do Douro que alude às estratégias partidárias usadas na campanha para o círculo eleitoral de Cinfães no ano de 1870.
Na carta, dirigida a Manuel Pinto de Vasconcelos, morador na casa da Castanheira, daquela freguesia, pode ler-se as seguintes considerações:

A proxima luta elleitoral, e a circunstancia de afinidade e laços com que a  […] este Concêlho, obrigam-me a ir desde já solicitar as bôas relações de V. Exa e a buscar em suas muitas luzes [?] e esclarecida competencia ellementos para por minha parte em humas veredas a precorrer, e para dispôr trabalhos que sem offensa da lei possam dar o resultado que ambos desejamos.
Permita V. Exa que eu interrogue, e por meu termo responderei:
Quem pretende por ahi?
Quem com muita [?] probabilidade?
Pode ter ahi partido
Abade […]? – Em que força?
E Figueiredos, tem ahi relações?
Investir em amigas ? –
Qual será a atitude que tomam estes influentes? – terão pretenções para si, ou para quem? – E Guedes Teixeira? – E Pereira Dias?
Aguardo resposta de V. exa o mais breve possivel
(…) [saudação]

[AHCR, doc. 0623, 1870, Setembro, 26]

Do teor pouco elaborado do ofício, não assinado e cuja caligrafia dificulta a leitura, podemos entrever tratar-se de um pedido de ajuda quanto a apoios a obter na candidatura de outrém. Entre o leque de estratégias a considerar pelo político redactor, salienta-se o favorecimento partidário, o apoio de certo abade local  e até o recurso ao lenocínio como forma de aliciar certas figuras influentes locais.
O doutor Manuel Pinto de Vasconcelos foi um político liberal, presidente da câmara de Cinfães na década de 60 do século XIX.

About the author

Nuno Resende, Historiador
Nasceu na vila de Cinfães em 1978

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Não faças copy-paste!